Saturday, June 09, 2007

A humanidade é uma coisa linda na vida da pessoa


A falta de humanidade é uma realidade que me incomoda. Muito mesmo. Nas pessoas, claro. É que há animais que a têm (falo de humanidade,pois!). E homens que nunca hão-de entender o que é. Tive (felizmente, é pretérito) um colega que sofre deste mal. Quando o conheci percebi-lhe logo um certo egoísmo. Achei, no entanto, que era uma forma diferente de interagir. Sobretudo isso, relevei durante algum tempo. Pouco tempo, confesso. Apesar de considerar-me um ser com razoável poder de encaixe.
Na verdade, desculpei-o vezes sem conta. E deixei que as falinhas mansas de um dia cobrissem os gestos malévolos da véspera. Achei que tanto ódio reflectia, apenas, uma grande falta de
amor. Na vida dele, claro. Acreditei que, com paciência, carinho e amizade, o conseguiria "recuperar". Iludi-me algumas vezes. Sempre que lhe vislumbrava sinais de humanidade, logo
percebia que não passava de uma estratégia para fazer-me baixar a cancela. E agredir-me com mais força ainda. Sem dó nem piedade.
Não sou dada a masoquismos. Resolvi anulá-lo da minha existência. Isto depois de perceber o inevitável neste processo: ele estava a sugar-me. A desumanizar-me. Cada dia
mais um bocadinho. Pior, iniciei uma era de profunda tristeza. E nem por isso o sentia mais pessoa humana (perdoem o pleonasmo). Pelo contrário, descobria a cada instante a
dimensão da besta que habitava nele. Um animal odioso e capaz de ataques insidiosos. Feitos com mestria. Grande mestria. Porque toda a sua inteligência estava focada na
malvadez.
Acho que aprendi uma lição. A humanidade vem de dentro. Não a podemos dar a quem não tem.

4 comments:

Anonymous said...

Não dar amor a quem nos tira.. praticamente o mesmo.. Visito todos os dias o blog à espera de um texto, e voilá.. hoje acertei.. é um dom ver quem são essas pessoas e dar-lhes um valente pontapé no rabo.. e é um privilégio apreciar este blog.

Anonymous said...

Se fosse possível dar "humanidade" a alguém, tu terias muita para distribuir, Gracinha!
Quem escreve como tu só pode ter um coração do tamanho do mundo, tão grande que sofre por si e pelos outros!
Beijinhos com saudades.
PS:Deste lado do mundo, pede-se mais textos neste blog. Podem não humanizar mas garanto-te que fazem pensar..

Anonymous said...

Pois é, como eu te compreendo, tantas vezes tentei encontrar algo de bom vindo de dentro da "coisa",algum sentimento puro em troca de nada...acabei por desistir,fui ao dicionario e li..."De uma forma abstracta, Humanidade também é uma expressão que sintetiza as características partilhadas por todos os humanos,(quase todos) com especial enfase na capacidade do Homem de ser compreensivo e benevolente"....mas nao é um Homem, nao é um animal....é uma coisa...mas estava determinada a encontrar e...e foi entao que descobri..."É a representação do mal, não necessariamente com uma forma...(e ambas sabemos o quanto " a coisa" é disforme..."com chifres, rabo pontiagudo"...é o que dá as borlas no cirurgiao...metade humano metade bode...(qual metade?)...(risos)...Ticha

Anonymous said...

MANA SOZINHO NINGÚEM VIVE, SOMOS UNS ANIMAIS SOCIAIS, MAS NÃO TEMOS DE VIVER/CONVIVER COM TODOS, NO LUGAR DE TENTAR DAR O TEU AMOS A QUEM NÃO MERECE, DEVES PURA E SIMPLESMENTE IGNORÁ-LOS.
ESSA GENTE SÓ TEM A IMPORTÂNCIA QUE NÓS DERMOS...