Monday, September 15, 2008

Mimeticamente tristes ou tristemente miméticos

Nos filmes de ficção científica é comum o extra-terrestre incorporar a vítima, assumindo o seu aspecto. A ideia é ludibriar as próximas vítimas...
As pessoas de fraca personalidade ou baixo índice de auto-estima tendem a fazer o mesmo. Ou algo parecido. Assumem gradualmente o esterótipo da sua “musa”. Em pouco tempo de convivência passam a falar, vestir e estar como a pessoa que admiram. Ou de quem têm inveja (que é uma espécie de admiração não assumida).
Há até os que vão ao pormenor de “vestir” os tiques e trejeitos mais singulares, chegando a embrenhar-se de tal forma na transferência de personalidade que se esquecem da noção de ridículo. A identificação é, por vezes, tão abrangente que há quem se convença ser mais autêntico do que o original. Pior ainda é quando estas carapaças de ocasião usurpam a alma da sua figura de referência.

1 comment:

Unknown said...

Aqui esta um post que não poderia ser mais verdadeiro!

É complicado hoje em dia ser orginal e quando essa originalidade acontece logo é "roubada descaradamente" o que nos pode tirar do serio mas tambem podemos ver isso como algo positivo.
Tu vais ser sempre a original tudo o resto não passara de uma imitação e como sabes amiga, a imitação por muito boa que seja tal como tudo nunca vai ser tão boa como a versão original!

beijos