Thursday, October 16, 2008

Parabéns super mamã

Ufa! O Gonçalo nasceu. Fruto de muito amor, determinação e fé. E também da valentia e coragem da mamã: a minha amiga Gi.
Uns dias antes, os médicos disseram-lhe com as letras todas: “corres risco de vida no parto”. Mas estas letras são as minhas. Já que as letras ditas foram outras. Menos figuradas. Mais desumanas. As letras ditas nem pretendiam ser dissuasoras da gravidez. Já era tarde demais para isso. Foram ditas às trinta e duas semanas de gestação. Foram ditas na eminência de vida do bebé.
Durante algum tempo acreditou-se que a minha amiga Gi não podia ser mãe. “É cientificamente improvável”, disseram-lhe os médicos. Os mesmos que a felicitaram pelo milagre da gravidez. Os mesmos que a pouco tempo do parto a condenaram. E semearam uma onda de angústia à sua volta.
A notícia da impossibilidade de engravidar caíu que nem uma bomba na vida da Gi. Das potentes. Ela, que desde adolescente sonhara casar de véu e grinalda e constituir família. Ela, cujos olhos brilhavam sempre que via uma criança. Ela, que não continha as lágrimas sempre que o tema maternidade vinha à conversa.
Quando o impacto da bomba se reduzia a uma ligeira poeira, eis que cai outra bomba. Esta de outro alcance. Afinal, a minha amiga – de cirurgia marcada para extrair miomas, útero e companhia – estava gravidíssima. No meio científico ninguém percebia como. Houve dúvidas e, sobretudo, receios.
A decisão de deixar o processo seguir não abraçou consensos. Foram meses difíceis, feitos de internamentos, repousos absolutos, esperanças e desesperos. Chegou a equacionar-se o desfecho mais trágico. Mas a Gi acreditou no sonho. E lutou por ele.
Parabéns, mamã.

3 comments:

Unknown said...

Beijo á mamã e a criança, beijo a ti e a todos os que apoiaram a Gi mesmo de longe...
Beijo a energia que embalou a gisela neste momento forte e intenso, em que as lagrimas e os sorrisos se misturaram.

beijos minha amiga, por seres assim tão grande como eu te sinto.

pedro crispim

Anonymous said...

minha amiga linda!!
estivemos sempre presentes neste milagre da natureza,força,amor,coragem,a nossa gi e mulher mais forte que conheço.. um beijo muito grande da amiga.. sandrinha..
és pessoa com coração do tamanho do mundo..

Anonymous said...

Amiga do Coração ,é tão lindo o teu texto,no primeiro parágrafo já as lágrimas me corriam, escreste tudo o que se passou comigo este ano .VENCI,a tudo de mau que me aconteceu ,tenho o meu filho lindo ,o meu AMOR que me apoiou sempre,e as minhas AMIGAS GRAÇINHA,SANDRINHA e SUSANA,que sofreram comigo.
E o meu grande Anjo da Guarda(nome que os médicos de Santa Maria a Chamaram) que posso dizer que graças a ela eu estou aqui a minha madrinha PAULA BAIÃO.
Beijinhos Amiga e obrigada pelo lindo texto.