Wednesday, November 12, 2008

Do fundo das letras ao fundo do espaço

De visita à família, acompanhei um pouco a rotina de um dos meus sobrinhos: o Pedro. Ele tem seis anos, frequenta o primeiro ano e sai da escolinha todos os dias às 16 horas. Como os pais estão a trabalhar, quem o vai buscar é a minha mãe. No dia que cheguei, fui com ela.
Ao toque de saída, lá vinha ele todo saltitão com um bando de meninos e meninas à volta. Quase todos a chamar-lhe pelo nome. "O puto tem carisma", intuí com orgulho de tia.
Assim que nos vê, corre para a avó, dá-lhe um beijo gigantesco e pede autorização para jogar à bola. “São só dez minutos”, justifica de vozinha melada. E, antes de esperar pela resposta, segue cheio de confiança com os amiguinhos.
Acabado o jogo, seguimos para casa dos meus pais. Estávamos a lanchar quando o meu irmão chegou. Ninguém o esperava tão cedo. Conseguira escapulir-se. O Pedro não queria acreditar... Os seus olhos brilharam de excitação:
- "Que bom que chegaste, papá. Já tinha tantas saudades tuas!"
- "Quantas saudades?"
- "Muitas, muitas, muitas. Do fundo das letras ao fundo do espaço."
- "Como assim Pedro? Antes dizias que era do fundo do mar ao fundo do espaço. O que é que mudou?"
- "O mar tem fim, papá. E as letras são infinitas."
Poesia pura. Os meus ouvidos deleitaram-se. O meu coração esparramou-se de ternura. A propósito, repesquei na memória a incontornável frase de Caetano Veloso: "Nem que eu bebesse o mar encheria o que tenho de fundo..."

3 comments:

Unknown said...

lindo!

A inocencia emociona sempre, alimenta-nos a alma de esperança e renovação.
A inocencia deixa-nos saudosistas!

beijo minha amiga

Anonymous said...

AMEI! Que história tão linda esta que acabo de ler do teu sobrinho!
As crianças realmente... não há palavras!

Surpreendente foi também a tua companhia no passado jantar de Terça-feira, da nossa amiga Carla. É sempre fantástico quando conhecemos pessoas assim tão divertidas e de coração aberto!
Continua a ser e a deixar feliz quem te rodeia.

Até uma próxima, continua com as tuas "Gracices"! Até lá prometo continuar a fazer muitas fitas...

Beijinhos para alguém que me faz lembrar a Maria de Medeiros, mas que não tem nada a ver...

Carlos Gonçalves

PS- Da próxima vez já terei um cartão para te dar! :) BE HAPPY!

Anonymous said...

Expresso aqui a minha admiracao pelo ser pensante mas essencialmente pela pessoa que es..beijo joao