Friday, January 19, 2007


É a vergonha da minha cara

“Que horror, amiga! Não arranjavas um saco menos mexeruca para trazer no metro? Esse é a vergonha da minha cara.” O reparo é-me dirigido pela minha parceira de viagens. Isto porque de volta a casa trago um saco de compras do Minipreço.
“Qual é o problema? A sério que não percebo o espanto. O saco é um horror porquê?”, reajo com pouca paciência para observações deste teor. Já a refazer-me do desconforto instalado, ela conclui: “Ainda se fosse um saco do Harrod’s ou do El Corte Inglés...”
É neste momento que me cai tudo. Tudo não, graças a Deus. A Ele e a aos coadjuvantes anti-gravidade a que em boa hora recorro. Mas a moral cai-me a pique. Custa-me entender que uma pessoa adulta, inteligente e bem formada seja tão preconceituosa. No entanto, a observação da minha amiga fica a moer-me o juízo nos segundos que se seguem. De tal maneira que vacilo para os meus botões.  Chego a equacionar enfiar o saquinho de compras na mochila do ginásio. Imagino olhares de escárnio e expressões de mal dizer por parte dos outros passageiros. Felizmente, a “travadinha” dura apenas breves momentos. Num abrir e fechar de olhos, volto à realidade. E sinto remorsos por quase me ter rendido aos argumentos da minha amiga.  Porque não carregar o saco do Minipreço? Lidl? Feira Nova? Pingo Doce? Continente? È natural que me esteja a falhar um ou outro. Mas que fique claro: a intenção não é ferir susceptibilidades nem fazer publicidade (pela qual não sou paga).  Ninguém passa sem as compras de supermercado. Seja ele qual for. E mais importante do que marcas ou logotipos é a escolha dos produtos. O facto de ter colocado isso em questão - ainda que por míseros segundos - leva-me a dizer em jeito de mea culpa: É a vergonha da minha cara!

10 comments:

Anonymous said...

É pena que não fosse um saco do Super Sá ou do Lidosol. Por ignorância, a tua amiga não reagiria. Ah! Ah! Ah!

Anonymous said...

realmente é praticamente a vergona da tua Cara... beijos

Anonymous said...

ainda antes de acabr de ler, pensei: devias era ter ido a casa mas para trocar de saco, do Minipreço para o Lidl. Só depois li que falaste do Lidl. Sabes que eu, estou-me mesmo nas tintas para essas histórias de vergonhas com coisas sem marca ou de "má marca"

Anonymous said...

Havia de ser com um saco do intermarche e davas-lhe com a espada dos mosqueteiros!heheheh

Anonymous said...

Olá fofa
Vim hoje pela primeira vez ao teu blog, e dei com este post. Escolhi não comentar os outros posteriores a este porque de amor falo pouco :) Este chamou-me a atenção porque é uma história que retrata bem a sociedade portuguesa: Não tem onde cair morta,mas gosta de mostrar que é "bem"... Oh país de merda, cheio de aparências. Pra próxima leva um saco de cada supermercado!E faz questão de ires acompanhada dessa tua amiga...
Beijocas.
Patrícia (ainda te lembras de mim? Não te vou dizer. Vê se te lembras. Fui tua colega de profissão na Madeira)

Unknown said...

Vim aqui parar por intermédio do Pedro Crispim. Gostei muito do blog, muito bem escrito e agradável de ler, parabéns!
Estou a comentar este post em particular porque achei muita piada ao mesmo e subscrevo as palavras da Patrícia: pessoas que não têm onde cair mortos e vivem de aparências nem que para isto tenham que se endividar até ao tutano.
Já reparei que muita gente tem muito cuidado com as marcas dos sacos de plástico ou papel que andam a passear. Pois é exactamente algo que me passa completamente ao lado, inclusivé cheguei a andar dias e dias com um saco de papel normalíssimo da farmácia (onde colocava o meu lanchezinho) a fazer publicidade a uma pomada para as hemorróidas enquanto minhas colegas andavam com saquinhos com marcas de renome. Embora fosse uma risota para elas, para mim era indiferente e só o deitei fora porque com o uso, o papel tinha furado!Hehehehe Ó gente banal!

Anonymous said...

Não é correcto eu sei, mas vendo pessoas como essa tua amiga apetece-me conhecê-la, bater-lhe com um "rolo" de sacos.
Deve a "gaja" andar com um saco "Cristian Dior", e usar perfumes e langerie da Praça de Espanha.......ódio sinto ódio dessa gentinha.
Pessoas dessas, mais vale não ter por amigas.

Anonymous said...

Devias usar um saco de uma qualquer marca de lubrificante e quando ela te questiona-se sobre o mesmo, explicavas a que se referia e que irias usar o mesmo creme para lhe enfiares o saco no c...
Continuo revoltado com a gaja

Unknown said...

Realmente é muitissimo lamentavel que alguem faça esse tipo de observações sendo que podia ser obviamente na brincadeira,mas se a intenção foi mesmo negativa e depreciativa então ai minha cara graça vergonha na cara tens se continuares a fazer-te acompanhar por essa senhora.
gente tonta existe de sobra muito mais que todos os supermercados lidl e o minipreço juntos.

Eu vou ao LIDL ao MINIPREÇO ate a feira se assim o entender, sem o minimo dos problemas, problema terei quando não tiver para comer, isso sim é grave!

Anonymous said...

Opá.....foi só uma brincadeira....coisa de gaja....e foi tao giro..a risota no metro,só nós é que sabemos,beijo